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Contas à Receber / Recebidas

Para todos os Tópicos a seguir, você vai acessar na Guia “Financeiro”

Cadastrando Um Novo Lançamento
  • Informe um histórico de Lançamento;
  • Plano de Contas;
  • Cliente;
  • Número de Documento;
  • Espécie;
  • Vencimento;
  • Valor da conta
  • Caso ache necessário coloque uma observação

O campo de Número de documento torna-se obrigatório para as Espécies do tipo “Boleto”, as remessas são rejeitadas caso o campo esteja em branco.

Pronto agora, é só clicar em gravar, e o lançamento vai constar no histórico do seu Cliente, e também nas consultas do Contas à Receber.

Alterando um Lançamento existente

No exemplo acima, alteramos o Vencimento, o Valor da conta e a Espécie.

Realizando a Baixa de um Lançamento

Para realizar a baixa de um Lançamento basta você selecionar o lançamento, e clicar em “Baixa/Estorno”.

Informar o valor do recebimento, a conta onde será efetivado a baixa, e a forma de pagamento.

Observe que as informações vem pré definidas do lançamento original, mas é possível alterarmos conforme a negociação no momento da baixa.

É importante ressaltar que a Conta Para o Faturamento receberá o saldo que for baixado, ou seja, se você lançou em uma conta e no momento da baixa selecionou outra conta, o Saldo vai automaticamente para a nova conta informada.

Caso no momento da negociação o cliente opte por pagar apenas uma parte da conta, você deve informar no valor recebido o valor correspondente e Clicar em Confirmar Recebimento.
Automaticamente o sistema irá criar um lançamento como recebido no valor em que você fez a baixa, e um outro a receber com o Saldo do Lançamento a Receber.
Além de efetuar a baixa, é possível imprimir o recibo já no momento da baixa, seja do valor parcial ou integral.

Em nosso exemplo de faturamento o cliente optou por pagar a metade do Saldo Devedor, onde o sistema ja informou que ficará um Saldo de 55,00, e como houve uma diferença no valor informado, o sistema vai solicitar uma data de vencimento nova para o Saldo Devedor:

Como a caixa de seleção para imprimir o recibo, o sistema vai apresentar a tela a seguir, para você confirmar os dados do recibo:

Após isso basta clicar em Gerar para abrir a tela de Visualização de impressão do Recibo

É só imprimir e entregar ao seu Cliente.

Lembra do nosso exemplo, onde Cadastramos um Consta a Receber no valor de 100,00 no boleto, e na sequencia alteramos algumas informações, e realizamos a baixa parcial? Na sequencia observe como o lançamento ficará disposto no financeiro:

Observe que vai aparecer o lançamento original de 110,00 como Recebido, o valor na coluna “Valor recebido” correspondente, e foi criado um lançamento no valor do Saldo restante.

Baixa (Em Lote)

A Baixa Em Lote tem por objetivo realizar a baixa de vários lançamentos simultaneamente.

Mas fique atento, caso os lançamentos sejam de clientes diferentes, você receberá um alerta antes de prosseguir com a Baixa

Ao Clicar em Sim, o sistema vai apresentar os Lançamentos a serem Baixados. É importante ressaltar que por se tratarem de clientes distintos, caso você opte por colocar um acréscimo o sistema vai retear entre os lançamentos. É muito importante utilizar este recurso com Lançamentos do mesmo cliente, ou então manter os valores originais para a Baixa.

Consultando um Lançamento

Para consultar os lançamentos no contas a receber, você tem como auxilio os filtros da tela.
Nas opção de “Pesquisa” você pode consultar:

  • Por Descrição
  • Por Cliente;
  • Por Numero do Documento;
  • Por Código;

Pode concatenar os filtros, exemplo: Pesquisar por descrição do Lançamento e por Cliente. Além disso você pode filtrar por Status, A Receber, Recebida, Cancelada, etc ou ainda por Data

As datas seguem o seguinte parâmetro:
Emissão = Data em que o Lançamento foi faturado (O.s, Pedido de Venda ou NF-e);
Vencimento = Por data em que o Lançamento vai vencer;
Recebimento = Quando o Lançamento foi recebido ou Baixado;

A tela é bastante intuitiva, além de possuir legendas para facilitar, todos os filtros estão dispostos de forma a facilitar a sua consulta.

Lançando Contratos Mensais

Para empresas que trabalham com prestação de serviço e que tem contratos de mensalidade, é possível realizar todos os Lançamentos de contrato com apenas alguns cliques. Com a tela do Contas a Receber aberta, clique em Outros > Lançar Contratos Mensais > Preencher as informações.

Você já viu nosso Manual sobre as Categorias de Contrato? Clique Aqui e saiba como cadastrar.

Todos os clientes que no seu cadastros estiverem com Contrato vinculado, terão suas mensalidades geradas de forma automática.

Feito isso é so clicar em Lançar Contratos.

Os Vencimentos serão com base no dia de Vencimento de cada Contrato.

Duplicando Lançamentos

Para Duplicar um Lançamento, basta você: Pesquisar o Lançamento > Clicar em Outros > Duplicar Lançamentos.

O próximo passo é informar o total das parcelas, o numero da parcela inicial, e o intervalo para o vencimento das parcelas.

Fique atento, o “Total de parcelas” será a quantidade de parcelas criadas igual ao Lançamento original.

Pronto Lançamento duplicado
Reparcelando um Lançamento

Caso seu cliente tenha uma dívida com você vencida, ou até mesmo se ele comprou em um Número X de parcelas e precisa renegociar a dívida você pode estar utilizando esta opção.

Para efetuar o reparcelamento seleciona a parcela, ou as parcelas para gerar o reparcelamento, e na sequencia faça o seguinte: Outros > Reparcelamento

Observe que foram selecionadas duas parcelas totalizando uma divida de 110,00 e foi feito uma simulação de como as parcelas ficariam com a nova negociação. Após confirmar as informações, basta clicar em “Confirmar Reparcelamento”.

Esse foi um breve manual, explicando as principais funcionalidade da tela de A receber.

Abraços e Até mais!

Última atualização em 18 de dezembro de 2019

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