Boletos

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A tela de boletos tem como principais finalidades imprimir ou gerar o PDF para enviar ao cliente, gerar arquivo de remessa e tratar arquivo de retorno

Alterações de valores, e dados do Cliente você deve realizar direto no Contas a Receber. Somente informações ao Banco podem ser editadas nesta tela.

Alterando Dados e Imprimindo Seu Boleto

Para alterar você deve clicar no boleto a ser editado e na sequencia, em Dados Boleto. Alguns campos da tela virão desabilitados para edição, somente as instruções relacionadas ao Banco que podem ser editadas, por exemplo:

  • Instruções: São as orientações que você coloca no boleto para o operador responsável pela cobrança saber quais procedimentos executar caso necessário;
  • Nosso Número: Geralmente é definido um sequencial, mas em alguns casos quando cliente já emite boletos pelo IB do Banco, o Banco fornece um sequencial a ser seguido, como recomendação: Alterar somente quando o Banco solicitar;
  • Característica: Pode ser Simples, Vinculada ou Descontada vai depender da operação e da orientação(Manual Cnab) do seu banco.

Após realizar a alteração basta clicar em Gravar.

Para imprimir o Boleto basta você selecionar ele na caixa de seleção, e clicar para imprimir. Caso você não selecione nenhum boleto:

Após selecionar o boleto a ser impresso, vai aparecer uma tela de pré visualização, onde você pode imprimir para entregar em mãos ao cliente ou pode gerar um PDF para enviar por e-mail ou até mesmo via Whats.
O modelo gerado deve possuir as mesmas características, alterando apenas as informações relacionadas emitente, pagador e até ao banco.

Recibo do Pagador
Ficha de Compensação.
Gerando a Remessa

Após gerar o PDF ou realizar a impressão é necessário gerar o arquivo de Remessa, arquivo esse que vai informar ao banco através de instruções especificas(Layout) que o seu boleto é valido. A troca de arquivos entre os sistemas ERP e os bancos foi criada pela Febraban para facilitar o controle das empresas para com seus recebimentos.

Você Sabia?
Você sabe o que é o arquivo de Remessa?
O Arquivo de Remessa nada mais é que um arquivo em forma de texto na extensão .REM (pode variar conforme o manual do banco), que é gerado para validar junto ao banco a cobrança em forma de boleto que você gerou para o seu Cliente. Cada banco por via de regra adotou um layout que foi padronizado pela Febraban(Federação Brasileira de Bancos) órgão que hoje é o principal representante dos Bancos.

Precisou configurar os boletos para emitir por nosso Sistema? Faça contato com nossa equipe de suporte estamos preparados para estar orientando você na configuração, e na sua capacitação no que tange o Sistema.

Agora que já sabemos o que é um Arquivo de Remessa, vamos gerar?
Para Gerar você vai abrir a tela de Boletos > Selecionar o(s) Boleto (s) a serem incluídos na remessa > Clicar em Outros > Gerar Remessa

É importante que você gere a remessa sempre no dia em que o boleto foi gerado, seu cliente só conseguirá pagar o boleto se eles estiver devidamente registrado no banco.

Tratando o Arquivo de Retorno

Após gerar a remessa, você deve transmitir ela via IB do seu banco. Neste procedimento recomendamos que você busque orientações junto ao Gerente da sua Conta, ou alguém da sua Agência que tenha conhecimento para ensinar você com o procedimento.

Observe que na mensagem após gerar a remessa o sistema aponta o caminho onde esta salvo o arquivo para você conseguir transmitir ao IB.

O arquivo de Retorno que o Banco gera assim como a Remessa, trás intruções especificas cada qual com a sua finalidade para que o ERP consiga interpretar e saber qual ação tomar. As mais comuns são:

  • Liquidação normal: Quando seu boleto foi pago pelo cliente;
  • Baixa/Devolução: Quando você informou ao banco que após um período X de dias sem que houvesse o pagamento, o boleto deveria ser baixado automaticamente;
  • Confirmação Entrada Título: Quando o Banco recebeu seu boleto e esta tudo certo com a Remessa;

Apesar de não ser uma regra, a maioria dos bancos geram um arquivo de retorno diário conforme o seu boleto for tramitando no sistema deles, e geralmente fica disponível para o usuário conseguir importar dentro do sistema próprio.

Com o arquivo de retorno salvo em seu computador, clique em Outros > Ler Arquivo de Retorno > Selecionar o Arquivo.
Conforme for a instrução do Banco será a ação que o sistema irá exercer, como as situações podem ser as mais variadas possíveis em caso de dúvidas entre em contato com nossa equipe de suporte

Abraços e Até Mais!

Última atualização em 19 de dezembro de 2019

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