Cadastrando um Plano de Contas
Portanto, se você pretende ter suas contas organizadas de uma forma simples você precisa saber a importância do Plano de Contas. Sem dúvidas o Plano de Contas é essencial para a gestão de uma empresa, pois, ele trata da relação das contas que a empresa possui em seu fluxo financeiro. A montagem de um Plano de Contas precisa ser personalizada por empresa, já que as pessoas que vão utilizar as informações podem precisar de detalhamentos específicos, que um modelo de Plano de Contas geral pode não atender.
Não conhecia? Espero que nossa definição conceitual tenha te ajudado.
Usamos como referencia, o site: https://eagletecnologia.com/blog/fiscal-e-tributario/o-que-e-plano-de-contas
Acessa lá, tem mais informações que podem te auxiliar a montar o seu plano de contas.
Agora que você já aprendeu sobre o que é um plano de contas, vamos criar um? Para facilitar seu trabalho, o sistema te oferece um pré cadastro, mas não se preocupe você pode alterar.
Este é o modelo de Plano de Contas que disponibilizamos para você:
Para expandir, basta clicar no > ao lado de cada um para mostrar as opções.
Cadastrando um Centro de Custo
Em paralelo ao Plano de Contas o Centro de Custo vai determinar onde você tem determinada despesa, ou até mesmo receita. Você criar o Centro de Custo com base no setor, ou no caso das Receitas em serviços prestados, como nos exemplos que seguem:
Onde possuímos um Setor(Financeiro) e os Materiais de Escritório como Centro de Custo das despesas e depois possuímos dois Centros de Custos de Receitas Formatação e Aluguel de impressora.
Lembre-se: Assim como o Plano de contas, o Centro de custo vai ajudar você a controlar seus gastos, saber onde está sendo mais rentável ou até mesmo causando prejuízos.
Cadastro um Tipo de Documentos
A finalidade é para controle do seu contas a receber, visto que nem o Pedido de Venda e nem a Ordem de Serviço armazenam esta informação.
Algumas empresas utilizam para lançamentos manuais, ajustes de valores, ou seja, quando o lançamento em sí não tem qualquer vínculo com uma nota do sistema porém foi originária nesta situação.
Diferente disso automaticamente quando o lançamento financeiro foi originário de uma nota, ou cupom vai ser identificado através do Tipo do Documento.
Cadastrando uma Conta (Caixa Diário)
Nesta tela cadastramos as Contas que vamos utilizar para realizar os lançamentos Financeiros do sistema, seja o caixa, ou até mesmo um boleto bancário para o seu cliente pagar. No exemplo a seguir, vamos cadastrar a conta de movimentação do caixa:
Cadastrando uma Conta Bancária (Para Emissão de Boletos)
Agora que já cadastramos uma conta para nossa movimentação diária, vamos configurar uma conta para emissão de boletos, vamos usar como exemplo o banco Bradesco
Na próxima imagem, vamos inserir as informações referentes a conta que você vai usar para a emissão dos boletos.
Para concluir, a última etapa da configuração, onde você vai colocar dados referente a taxa bancária, o CNAB(Depende da orientação do seu banco) , na imagem que segue:
Como mencionamos o Cnab vai depender da orientação do seu banco, a taxa bancária é opcional já o caminho da remessa é obrigatório para que assim o sistema saiba onde deve salvar o arquivo gerado pelo sistema.
Pronto, agora você já consegue cadastrar tanto um caixa para o seu controle diário quanto uma conta para você emitir boletos através do nosso sistema. Mas lembre-se para emitir os boletos você precisa homologar os boletos e a remessa, informe-se.
Cadastrando as Espécies/Formas de Pagto
Neste cadastro vamos aprender a configurar as formas de pagamentos do seu cliente, seja ela Dinheiro, Boleto, Cartão de Crédito, Depósito, Cheque, etc.
Note que em cada forma de pagamento você consegue configurar como o lançamento será realizado dentro do sistema, selecionando a conta ou a forma da movimentação:
Fique atendo a legenda, onde os lançamentos a vista irão cair na movimentação diária, seja na conta do caixa ou em qualquer outra conta que você selecionar, e se escolher a opção a prazo serão faturados no contas a receber.
Cadastrando as Condições de Pagto
Tem por finalidade configurar a Condição de Pagamento que você vai oferecer aos seus clientes, ou seja, em quantas vezes você vai vender seus produtos ou serviços, segue alguns exemplos:
Na condição de pagamento, você pode colocar acréscimos para casos de crediário, ou cartão de crédito por exemplo.
Você pode configurar um % de entrada, ou seja, um valor que seu cliente precisa pagar a vista para que seja possível vender com a Condição de Pagamento:
Abraços e até a próxima!