1. Principal
  2. Faturamento
  3. Menu > Escrita Fiscal

Menu > Escrita Fiscal

Criando um Relacionamento (ICMS / ICMS ST / UF / NCM

Para realizar esta configuração, busque orientação com a sua contabilidade.

Com as informações fornecidas por sua contabilidade, preencha nos campos relacionados a cada finalidade. Vamos criar alguns exemplos, mas lembre-se de que são apenas exemplos, todos os dados precisam ser fornecidos por sua contabilidade.

No exemplo a seguir, a negociação acontece entre os estados de Santa Catarina(Origem) e Minhas Gerais(Destino):

Valores de ICMS Baseados na Tabela de ICMS 2019
https://blog.sage.com.br/tabela-icms-2019-atualizada/

Vamos Agora pegar um exemplo onde a operação é interna, ou seja, para o mesmo estado;

Valores de ICMS Baseados na Tabela de ICMS 2019
https://blog.sage.com.br/tabela-icms-2019-atualizada/

Observe que os valores do ICMS são diferentes do outro exemplo, pois a operação também é realizada de forma diferente.

Cuidado: A tributação pode variar além do estado para qual você comercializa sua mercadoria, quanto com o seu Regime tributário. Por isso é importante sempre conversar com sua contabilidade para orientação.

Cadastrando um CFOP

Esta tela tem por finalidade cadastrar um CFOP( Código Fiscal de Operações e de Prestações das Entradas de Mercadorias e Bens e da Aquisição de Serviços) é utilizado para identificar a tributação do seu produto, indicado para emissão de notas fiscais eletrônicas ou guias.

Exemplos práticos de CFOP

Observe que no cadastro do CFOP, você consegue pré definir alguns parâmetros, como Calculo de ICMS, Calculo de ICMS ST. E desta forma facilitar no momento da emissão da sua NF-e.

Configurando os Impostos x CFOP de Entrada

Neste cadastro você vai fazer a relação entre a sua compra com a sua venda, ou seja, configurar previamente as configurações para o sistema entender

Em caso de dúvida SEMPRE consulte sua contabilidade.

Para cada modalidade de compra ou venda as informações podem variar, vou citar um exemplo de uma empresa que comprou um produto com CFOP 5101 – Venda de Produção do Estabelecimento. Se esta empresa não for industrializar este produto, ela faz a entrada da mercadoria dentro do sistema com 1102 e no momento da venda ela pode vender com o 5102/6102 – Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros. Veja como ficaria a configuração em nosso sistema:

O exemplo a seguir baseia-se em um fornecedor do simples nacional.
Ou seja, quem vendeu utiliza CSOSN ICMS.

Observe que usamos o CSOSN ICMS com permissão de crédito, ou seja, a compra que você fez irá permitir um aproveitando de crédito de ICMS.

Para cada produto de compra, regime tributário pode haver uma tributação diferente. Sempre busque auxilio da sua contabilidade.

Apenas reforçando que, este é apenas um exemplo para ajudar você a entender melhor como configurar no sistema, utilize o exemplo acima como base e aplique para a sua realidade.

Obrigada e até mais!

Última atualização em 21 de novembro de 2019

Este artigo foi útil?